Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo

A história do CBMAG começa em 1987 na cidade de Florianópolis, quando o Prof. João Pedro Assumpção Bastos e colaboradores da UFSC organizaram o 1º. Simpósio Franco Brasileiro de Cálculo de Campos Elétricos e Magnéticos naquela cidade.

Este simpósio é considerado o marco do início da forte presença brasileira, no domínio do eletromagnetismo aplicado ao desenvolvimento de projetos industriais e estudos de sistemas, operantes por ação de campos eletromagnéticos.

Este momento marcou também o surgimento de três grandes grupos de pesquisa nesta área, notadamente na UFSC, UFMG e na USP.

A década de 1980, marcada pela quebra de paradigma que permitiu cooperação intensa entre as universidades e as empresas, foi o vetor que levou ao aparecimento destes grupos, os quais desenvolveram soluções criativas para vários projetos industriais e estudos de sistemas.

A ausência de algorítmos dedicados para estas aplicações, permitiu que este contingente de pesquisadores desenvolvessem modelos matemáticos, baseados em métodos numéricos, que se tornaram referência de vários estudos internacionais e foram implementados em ferramentas computacionais profissionais.

Esta evidência pode ser atestada pela forte presença brasileira nos grandes eventos científicos da área, pois em alguns momentos chegou a ser o quinto país com maior produção científica neste setor de pesquisa estratégico.

Após duas edições, o Simpósio Franco Brasileiro de Cálculo de Campos Elétricos e Magnéticos mudou sua denominação para Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo, que agora chega sua 15ª. edição.

A comunidade eletromagnética continua com o mesmo entusiasmo, sobretudo agora que novos desafios se apresentam com os desenvolvimentos exigidos pela industria 4.0 e pelas exigências ambientais, que nos levam ao uso intenso de equipamentos elétricos, para substituir acionamentos mecânicos, como é o caso dos veículos elétricos.

A crise sanitária levou a organização a adotar a modalidade virtual desta edição do CBMAG, introduzindo inovações visando garantir maior participação da comunidade.

Diferentemente do formato presencial, no formato virtual o participante não se desfaz de suas atividades do dia-a-dia, pois não há deslocamentos para o local do evento, que estimula  a imersão nas atividades acadêmicas e de relacionamento com seus pares.

Por esta razão, o CBMAG será desenvolvido em 3 dias alternados, separados de uma semana, para que não seja necessário ao participante bloquear tres dias seguidos de sua agenda.

Portanto, para aquele que quiser se atualizar sobre os mais recentes desenvolvimentos do eletromagnetismo aplicado, o 15º. CBMAG é o fórum adequado para isso, pois os pesquisadores mais importantes desta área estarão aguardando-o para fazer parte de sua rede relacionamentos.

 

José Roberto Cardoso

Presidente da SBMAG

 

 

 

Capa_Anais
Capa_Anais

press to zoom
Ind_1
Ind_1

press to zoom
Pref_5
Pref_5

press to zoom
Capa_Anais
Capa_Anais

press to zoom
1/10